domingo, 13 de dezembro de 2015

Dezembro Laranja

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, estamos agora no Dezembro Laranja, o mês de prevenção ao câncer de pele. 

O objetivo da campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é alertar a população sobre os riscos do câncer de pele, o tipo mais incidente no Brasil e no mundo, e mostrar que, com atitudes simples, é possível preveni-lo.

As ações começaram em novembro, com o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele que consistiu em uma grande mobilização e atendimento em todo Brasil, realizado por dermatologistas da SBD.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.

Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele.

Apesar da incidência elevada, o câncer de pele tem altas taxas de cura, se detectado precocemente. Por isso é importante examinar regularmente sua pele e procurar um dermatologista caso perceba pintas ou sinais suspeitos.

Mesmo sem nenhum sinal suspeito, uma visita ao dermatologista ao menos uma vez ao ano deve ser feita pois as lesões podem surgir em locais difíceis de serem examinadas pelo próprio paciente  como, por exemplo, o couro cabeludo.

Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores formas de prevenção do câncer de pele.

Pessoas de todos os tipos de pele devem estar atentas porém os grupos de maior risco são: pele clara, presença de sardas, cabelos ruivos ou claros, olhos claros, pessoas com antecedentes familiares da doença, histórico de queimaduras solares, incapacidade de bronzear e presença de pintas pelo corpo.

Com algumas medidas simples, é possível prevenir o câncer de pele:

1. Usar protetores solares diariamente e não somente nos momentos de lazer, com proteção contra radiação UVA e UVB e FPS 30 ou maior. Em caso de pessoas que possuem alguma doença provocada ou agravada pelo sol, pode ser indicado um fator maior de proteção, de acordo com orientação do dermatologista.

2. Nas atividades ao ar livre e de lazer, reaplicar o produto a cada 2 horas e sempre após atividades na água. No dia-a-dia, aplicar uma quantidade adequada pela manhã e reaplicar durante o dia, de acordo com a exposição ao sol.

3. Usar chapéus, camisetas e óculos de sol

4. Evitar a exposição solar entre 10 e 16h

Juntos, vamos combater o câncer de pele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário