sábado, 3 de outubro de 2015

Intolerância ao Glúten

O que é a intolerância ao glúten?

Chama-se doença celíaca a intolerância ao glúten, uma substância encontrada na farinha de trigo, aveia, centeio e cevada. A doença está presente em cerca de 1% da população e tem um caráter genético e imunológico.

Pode haver uma grande variabilidade de manifestações clínicas. Muitos pacientes não têm sintomas, porém alguns têm diarreia, fezes gordurosas, flatulência, emagrecimento, distensão e dor abdominal, náusea, fraqueza, atraso no crescimento, transtornos do humor, anemia, osteoporose, dores articulares, alterações da menstruação, infertilidade, secura da pele, cabelos quebradiços, entre outros.


Muitas pessoas demoram anos para descobrir a doença, que pode ser diagnosticada através de exames de sangue e endoscopia digestiva alta. O tratamento é a retirada do glúten da dieta. Se isso não acontecer, pode haver sérias complicações, inclusive o câncer de intestino.

Outras intolerâncias alimentares podem ser confundidas com a doença celíaca e muita gente, inadvertidamente, retira o glúten da dieta sem necessidade. Esta conduta pode ser muito restritiva e causar até desnutrição em alguns casos. Não existe até o momento comprovação científica de que pacientes não-celíacos se beneficiem da restrição ao glúten. Cuidado!

Conheça mais sobre a doença. Procure um Gastroenterologista!

Texto escrito pelo Dr. Marlone Cunha
médico Gastroenterologista e Hepatologista da Esmera Saúde Integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário