Segundo o dicionário Houaiss, funcional é “algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário.”
A evolução da tecnologia, as facilidades do dia a dia e o conforto para se realizar determinadas ações, que antes eram essencialmente físicas, tornaram as pessoas menos funcionais.
O Treinamento Funcional treina movimentos, e não somente músculos, através de exercícios multi-articulares e multi-planares e do envolvimento da propriocepção, criando sinergia entre os segmentos corporais e qualidades físicas como velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e resistência. Tem como meta resgatar essas capacidades físicas usando exercícios relacionados com os objetivos do indivíduo, transferindo os resultados para o seu dia a dia.
Os principais objetivos do treinamento são:
- Desenvolver os músculos estabilizadores,
- Trabalhar diferentes habilidades biomotoras,
- Integrar os músculos,
- Desenvolver a propriocepção,
- Trabalhar os reflexos de equilíbrio e a manutenção do centro de gravidade sobre a própria base de apoio.
Assim, possibilita ao indivíduo produzir movimentos mais eficientes, buscando reproduzir os gestos do esporte ou de determinada atividade física através do uso de exercícios com o mesmo tipo de contração, coordenação, velocidade e amplitude, estimulando não apenas os músculos, mas também o cérebro para que o mesmo esteja treinado para executar o movimento.
Experimente um treino diferente, usando o corpo de forma integrada, envolvendo todo o sistema nervoso central em uma atividade onde se busca sinergia sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário