segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Musculação para crianças afeta o seu crescimento?

Pergunta muito frequente dos pais sobre o treinamento resistido: “Com qual idade a criança pode começar?”, e junto a essa pergunta, vem sempre outros questionamentos: “Isso não irá gerar danos a estrutura óssea da criança?”; “Será que cargas compressivas podem acelerar a calcificação óssea?”.

Associações como a National Strength and Conditioning Association, American Orthopedic Society for Sports Medicine e American Academy of Pediatrics, afirmam que as crianças são capazes de ter benefícios após manterem um treinamento de força (musculação) adequado e supervisionado.

Voltando a pergunta dos pais, retorno com outros questionamentos: “Vocês já pensaram nos danos causados em seus filhos quando sobem em árvores (difícil hoje em dia, devido a vídeo games, celulares e tablets) e depois saltam lá de cima? Os danos que um jogo de futebol com contato físico pode causar? Brincar de corrida em aclives e principalmente em declives?

Se atividades como essas são comuns, e não causam danos no sistema esquelético (particularmente no crescimento), como que uma atividade controlada, orientada por um professor de Educação Física, sem impacto, com amplitudes articulares reduzidas e sobrecarga selecionada o faria? Por que essas crianças não poderiam levantar pesos de forma controlada?

Musculação (pois é assim que eu gosto de chamar) é benéfica e segura para crianças, não só relacionado à força muscular, mas também ao equilíbrio, coordenação, capacidade de desempenho motor, crescimento (liberação de GH) e autoestima.


Sendo assim pais, não se preocupem, pois seus filhos não irão ter prejuízos no crescimento caso eles queiram ou recebam indicação de praticar a base de qualquer esporte... a nossa querida MUSCULAÇÃO.

Texto escrito pelo Educador Físico Marcelo Bernal, da Esmera Saúde Integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário