sábado, 3 de outubro de 2015

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é um tipo de inflamação da pele relacionado à atopia. 

A atopia é   uma tendência individual de origem genética multifatorial em que ocorre uma reatividade anormal a estímulos, como poeira, pêlos de animais e substâncias químicas. 

É caracterizada por uma tríade, que além da dermatite, inclui asma e rinite alérgica, mas nem sempre elas se apresentam conjuntamente.

A dermatite atópica é mais frequente nas crianças, mas pode persistir ou começar na idade adulta. Apresenta-se com lesões nas áreas de dobras, com vermelhidão e vesículas (bolinhas de água) e muita coceira. Nos casos mais crônicos, as regiões afetadas ficam grossas, com descamação e coceira. Mesmo quando não está com as lesões, o paciente tem a pele seca.

O tempo frio e seco agrava o ressecamento da pele e, consequentemente, a dermatite atópica. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar essa piora: 

Evite banhos quentes e demorados
Evite o uso de sabonete em demasia
Evite o uso de buchas


O tratamento recomendado inclui hidratantes após o banho e ao longo do dia, medicações tópicas na forma de cremes ou pomadas e até medicamentos sistêmicos por via oral em casos graves e disseminados

Texto escrito pela equipe de Dermatologia da Esmera Saúde Integral: 
Dra. Elisa Secamilli

Nenhum comentário:

Postar um comentário